sexta-feira, 20 de maio de 2011

Banco de cordão umbilical e placenta

    Pelo menos aqui em Brasília todo lugar de grávidas tem folder de bancos de sangue de cordão umbilical e placenta. A idéia é que você pague uma quantia anual para que eles congelem esse sangue rico em células tronco para caso seu filho venha precisar em caso de leucemia ou outras doenças que vem sendo pesquisadas e tratadas com a tal célula ele tenha essa proteção.
   Então pensamos porque jogam fora esse sangue?? Não existem bancos públicos????
   Fomos atrás de resposta e encontramos a informação de que existem 13 bancos públicos. Você pode doar esse sangue. Não vai ficar para o seu filho, mas vai para alguém compatível.
    
    O responsável geral pelos bancos é o INCA (Instituto Nacional de Câncer - localizado no Rio). As 13 cidades com os bancos estão relacionadas abaixo. Nem todas estão a pleno vapor. Ligue no Hemocentro e se informe. 

  • 4 em São Paulo ( Hospital Albert Einstein, Hemocentro da Universidade de Campinas/Unicamp, Hemocentro de Ribeirão Preto e Hospital Sírio-Libanês - mar 2010 )
  • 1 no Rio de Janeiro (no INCA)
  • 1 no Distrito Federal, jun 2010 (coleta no HRAN e HRAS)
  • 1 em Santa Catarina (Hemocentro Florianopolis)
  • 1 no Rio Grande do Sul (Hospital de Clinicas)
  • 1 no Ceará (Hemocentro de Fortaleza)
  • 1 em Belém (Hemocentro do Pará)
  • 1 em Recife, nov 2010 (Hemocentro de Pernambuco)
  • 1 em Curitiba (Hospital de Clinicas)
  • 1 em Belo Horizonte (Hemominas - que contemplará doação de tecidos)
   
     Mais informações do banco do seu estado (http://www.cancer.org.br/projetos-brasilcord.php)
 
“hoje, 75% dos pacientes não encontram doador compatível entre os irmãos e não há como suprir essa necessidade somente com os doadores voluntários”

     Descobri o banco de sangue de cordão e placenta de Brasília. Fica no Hemocentro. O Banco de Brasília (tel: 3327.1286 - Alessandra),  tem convênio com as maternidades do HRAN e HRAS (mas só o HRAN está coletando). Ainda está em fase de validação (não estão congelando).  Infelizmente as maternidades particulares não estão participando em Brasília e nem sei se tem interesse. Mas deveria ter alguma lei que permitisse que o Hemocentro fosse fazer a coleta na sua maternidade e eles deveriam ter condições para isso.  Se é tão importante.... Se funciona mesmo... Tem que investir na coleta onde quer que haja interesse.


        A idéia é que após a coleta do sangue da placenta e cordão, sejam analisadas as características do sangue e entra num registro nacional para cruzamento de dados. Como o Brasil é um país bem diversificado aumentam as possiblidades de uma pessoa necessitada da célula para tratamento seja encontrado um compatível.
      

Como disse meu marido: 
"Se todos participassem, caso nosso filho venha a precisar ele terá a disposição no banco."

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Dia internacional de doação de leite materno

Ainda não tenho leite. Mas se tudo der certo vou poder contribuir com o banco de leite. Até comprei uma bomba de tirar leite elétrica.

Mas aproveito esse meio de comunicação para lembrar as mamães ou titias e vovós que seguem o blog a divulgar a importância da doação de leite para os bancos. Muitos bebês precisam de leitinho materno para se alimentar. Hoje no HRAS (Brasilia) não tem leite!! Chegaram 8 potes que serão servidos daqui a 2 dias (após passar por um tratamento). O telefone de lá para maiores informações é 3325 4207.  

Se você tem leitinho doe!!



"O leite humano doado atende às necessidades de bebês prematuros, com baixo peso ou que, por algum motivo, estejam internados em uma unidade de terapia intensiva (UTI). Além de alimento, o leite materno reúne várias substâncias essenciais, como imunobiológicos, que facilitam a recuperação do bebê.
Qualquer mãe em condições de amamentar o filho pode doar leite. Deve-se enfatizar que a doação não traz prejuízo para a mãe ou para o bebê, porque  não reduz a produção. Pelo contrário.  Quando a mulher amamenta seu bebê ou retira o leite para a doação, este processo estimula a produção da glândula mamária.  O processo de doação de leite humano funciona de maneira bastante simples."  Aqui


Aqui em Brasília tem alguns bancos de leite em hospitais públicos e particulares.  Se informe no seu.

"No ano passado, o consumo anual chegou a quase 12 mil litros para todos os hospitais da Coordenação de Bancos de Leite da SES. Foram atendidas em média 12 mil crianças. Em todo o DF, são 16 bancos de leite e três postos de coleta." Aqui


Coleta 
"Para que o leite seja doado são necessários alguns cuidados. É preciso ferver um frasco de boca larga por 20 minutos. Em seguida, deixá-lo escorrer e secar naturalmente. Para realizar a coleta do leite é importante lavar bem as mãos e prender os cabelos com uma touca ou lenço, para evitar que caiam fios no vidro. Ao fazer uma nova coleta, deve-se usar um novo vidro e depois acrescentar ao outro, que estará no freezer com a coleta anterior.  O tempo máximo de armazenamento do leite materno em casa é de 15 dias. Deve ser guardado em vidro com tampa de plástico, no freezer, fervido previamente, por 15 minutos. As coletas domiciliares ocorrem de segunda a sexta.  Para que um profissional do Banco de Leite ou do Corpo de Bombeiros busque a doação, a doadora deve ligar para o hospital nos números: 3325 4207/ 3325 4355." Aqui

Domingo com arte - Trilhas da modernidade

No domingo fomos ao Banco Central ver uma exposição dos funcionários do Banco Central para ver as fotos do tio do meu marido. Aproveitamos para ver a exposição que estava na galeria de arte:


Depois coloco uma fotinho de grávida na frente de um Volpi!

terça-feira, 17 de maio de 2011

Mala pronta

A experiência de lavar as roupinhas foi excelente!!! 
Foi uma delícia lavar as roupinhas, pendurar no varal, esperar secar, passar 
e depois empacotar as roupinhas que vão para a maternidade 
com etiquetas de ordem de prioridade de uso.


Acabei me empolgando e lavei todas as roupinhas de 3 a 9 meses. Passei e depois coloquei em saquinhos plásticos para saber o que está lavado(caso tenha algo novo) e para não empoeirar. Com o uso as peças começarão a sair dos plásticos e Davizinho estará lindinho!!!

Não tem preço!!!!

Teste de gravidez no Exame: 56 reais
Carrinho e bebe-conforto Peg-perego nos EUA: 600 dólares
Banheira Burigotto: 190,00 reais
Sabão de coco para 4 lavagens: 9 reais

Ver o varal cheio de roupinhas de bebê não tem preço!!


segunda-feira, 16 de maio de 2011

CEASA em Brasília - Vale passear para ver flores

     O Daniel quer plantar uma árvore quando o Davi nascer. A árvore que ele escolheu foi o Pau-ferro. Essa árvore tinha nas terras da minha sogra quando criança e tem bastante em Brasília. Achei a árvore bem bonita!!!

 Daniel procurando sementes de Pau-ferro

     Sábado foi aniversário do Daniel e de presente fomos ao Ceasa - Central de Flores procurar a muda da árvore. Não tinha essa muda. Mas foi bom conhecer o espaço. Parece um shopping de flores. Muito bonito e tinha uma lanchonete. As plantas não eram tão baratas quanto em São Paulo, mas deve ser mais barato do que nas floriculturas.

As hortências estavam maravilhosas!!

     As flores do cerrado estavam lindíssimas!!! Bem como as orquídeas... A orquídea chocolate era mimosa.


        Lindas, né?! Reparou os abacaxizinhos para arranjo?? No rodapé da foto. Veja o buquê que a Marina ganhou do marido, dono do quitanda fácil.


Onde fica? Setor de Abastecimento Sul, trecho 07, n. 100, Brasília - DF - Ao lado da Feira dos importados

domingo, 15 de maio de 2011

3 LOOKS DO DAVI PARA OS 6 MESES

Na "animação" para lavar roupa acabei tirando as fotos das roupas para maternidade e acabei montando mais 3 looks só para imaginar o Davizinho naquelas roupinhas. Veja só!!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...